A Solbox Energia no ano de 2020 realizou um projecto piloto de eletrificação de habitações na Província de Inhambane Distrito de Inhassoro povoado de Mabime. A escolha deste povoado, num local sem infra-estruturas básicas e de difícil acesso, levou a reuniões e encontros de sensibilização para uso de energia eléctrica junto às autoridades e comunidades locais. Este projecto piloto evado a cabo pela equipe da Solbox Energia obrigarou a num esforço coordenado e demonstração da capacidade inovadora que temos na busca de soluções sustentáveis e no acesso universal à energia.
O projecto arrancou durante a pandemia mas mesmo assim não parámos, encarámos os desafios e conseguimos alcançar os objectivos pré-estabelecidos e sempre assentes na melhoria de qualidade de vida das comunidades.
O projecto de electrificação rural em Mabime beneficiou um pouco mais de 13 famílias. No local proposto foi construído uma Power Hub, edifício que armazena e distribui a energia eléctrica, e cujo telhado suporta os painéis solares. Foram instalados 700 metros de cablagem, 3 painéis solares de 320W e 3 Power Blox PBX200.
Todos os trabalhos foram coordenados e financiados pela Solbox Energia tendo a Power Blox África disponibilizou os PBX200 e mais tarde os contadores de energia.
Impacto do projecto de electrificação rural em Mabime
A implementação do projecto continua impactando a vida das comunidades, para além de terem acesso a energia, capaz de ligar TV, rádio para informação e entretenimento, algumas pessoas despertaram o espírito empreendedor.
Mulheres com pequenos negócios tais como bancas de venda de produtos de primeira necessidade.
Outro ganho muito importante, é que antes da chegada da Solbox Energia verificava-se o fenómeno de êxodo rural, mas agora as famílias estão a voltar e outras encontram naquele povoado uma nova oportunidade.
Segundo as estruturas locais, actualmente, mulheres e jovens já não precisam de ir às zonas urbanas em busca de melhores condições de vida visto que o projecto melhorou a qualidade de vida local.
Em janeiro do ano 2021 o nosso responsável pelo o projecto, Luís Pinheiro, passou a integrar os quadros da empresa Power Blox África. Fica aqui um agradecimento público ao Luís Pinheiro que de forma profissional e incansável conseguiu durante a pandemia e em tempo record electrificar o povoado de Mabime.